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Prognum Informática

Informações relevantes do mercado do Crédito Imobiliário

Notícias - Julho de 2020

Já está pronta a primeira versão do Mobile App do Sistema de Originação

Uma das melhorias feitas no app é a gameficação do processo realizado pelo pretendente, estimulando-o a avançar etapas

A primeira versão do Mobile App do Sistema de Originação da Prognum Informática já está disponível tanto para IOS como para Android. Assim como o Sistema de Originação acessado pelo computador, o app faz a gestão do processo de contratação do crédito imobiliário e suas principais funções agora também disponíveis pelo smartphone, oferecendo comodidade para o pretendente e agilidade e possibilidade de ganho de escala para o agente financeiro. Uma das melhorias feitas no Mobile App do Sistema de Originação é a gameficação do processo realizado pelo pretendente. Ele é estimulado a continuar a cada fase vencida. “O app disponibiliza as funções que o pretendente precisa para solicitar o crédito: o cadastramento no sistema, a simulação da operação desejada, o preenchimento das informações solicitadas, o upload dos documentos necessários à operação e o acompanhamento de todo o processo pelo celular. Isso traz mais comodidade para o tomador e maior agilidade para o financiador”, diz o Coordenador de Suporte da Prognum Informática, Ricardo Moura. Em uma próxima versão, provavelmente até agosto, haverá versões exclusivas para o pretendente e para o parceiro do agente financeiro.

Publicado em 01/07/2020

SCCI 9.09: relatórios são revisados, atualizados e padronizados e cerca de 400 deles eliminados

Testes também ganham agilidade e produtividade com o uso do conceito de máquina de homologação e com alterações feitas no Selenium pela equipe da Prognum

 

A Prognum Informática realizou uma profunda revisão de todos os relatórios inseridos no SCCI Corp (Sistema de Controle de Crédito Imobiliário). A versão 9.09, com distribuição em 6 de julho, traz, agora, cerca de 250 relatórios, dos quase 650 até então existentes. Além de eliminar todos os relatórios em desuso, foram revisados todos os relatórios que continuam à disposição dos usuários da ferramenta. A documentação foi atualizada e padronizada. "Com isso, reduzimos o tamanho do sistema, economizamos espaço de armazenamento e ganhamos tempo de download, por exemplo. A revisão de toda documentação, que hoje está atualizadíssima e padronizada, também foi um grande ganho dessa iniciativa", ressalta o Presidente da Prognum Informática, Sergio da Venda Vieira. Em relação ao módulo de Gestão do SCCI Corp, nesta nova versão foi alcançado um aumento de performance da tela de evolução teórica, que está graficamente mais limpa, rápida e ganhou um botão de busca para a escolha de campos para grid. “Conseguimos reduzir de sete para três segundos o tempo da performance da tela”, aponta Kleber Pereira, Coordenador de Análise de Requisitos da empresa. Há novidades, também, em relação à bateria de testes que a Prognum Informática promove em todos os seus sistemas. Um dos softwares utilizados é o Selenium, que tem código aberto e cuja tarefa é avaliar a navegação entre as telas. A equipe de desenvolvimento da Prognum realizou duas alterações, uma delas absolutamente relevante. “Promovemos uma evolução da ferramenta. O Selenium verifica se a navegação das telas está correta, em busca de erros e inconsistências em links e tabelas, por exemplo, e, ao final do teste, apresenta um log, em inglês, apontando algum problema. Nós evoluímos essa função. Além de identificar o código do erro, agora a ferramenta grava em um arquivo JPG (imagem) a tela onde ocorreu o erro. Assim, fica muito mais fácil, rápido e produtivo encontrar o problema para corrigi-lo”, explica Kleber. Ele conta que a equipe da Prognum também identificou e corrigiu um erro no Selenium, que não permitia marcar mais de um campo em um grid. Ambas as colaborações serão enviadas para a comunidade do software aberto. “Temos investido muito nos testes, que passaram a ser diários. Essas alterações trazem ainda mais produtividade à tarefa. Para liberarmos uma nova versão do SCCI Corp, promovemos uma extensa bateria de testes. Tudo é exaustivamente avaliado, e o Selenium é parte disso”, finaliza Kleber. Não é só. A Prognum Informática passou a utilizar o conceito de máquina de homologação e de produção em relação aos testes de versões. "Passamos a tratar o conjunto de ferramentas que promovem os testes como um grande sistema de testes. Quando há alguma alteração ou acerto em um determinado teste, a máquina de produção só é alterada após a alteração ser validada pela máquina de homologação. Esse é um conceito difundido entre os clientes e em sistemas de produção. É um investimento grande em busca de segurança no processo de testes. Não podemos ter paralisação de processos, perda de performance ou falsos positivos que gerem retrabalho, decorrentes de erros ou inconsistências na máquina de produção. Assim, tudo deve ser primeiro homologado", explica Sergio.

Publicado em 01/07/2020

EVP estará disponível por meio de aplicativo próprio

Escritório Virtual Prognum poderá ser utilizado de qualquer lugar, por meio de um smartphone conectado à internet. Em um primeiro momento, o app será usado apenas por colaboradores da empresa

A Prognum Informática já utiliza, há anos, uma ferramenta própria – o Escritório Virtual Prognum (EVP) – para apoiar o workflow da empresa. Todos os funcionários, assim como os clientes, têm acesso à ferramenta, mas a partir de agora não será preciso um computador para acessá-la: está em fase final de desenvolvimento a primeira versão do aplicativo EVP, o que possibilita o acesso a partir de qualquer smartphone. “Essa ferramenta mobile traz funções importantes, como a pesquisa de solicitações de clientes e a transferência de solicitações entre setores, entre outras. Agora, não é mais preciso usar um computador. Mais do que isso, o colaborador poderá acessar o EVP em situações específicas, como durante a espera de um embarque, por exemplo. Vamos ganhar tempo, agilidade e produtividade”, explica Ricardo Moura, Coordenador de Suporte. O app do EVP permite, também, visualização de propostas comerciais e consulta aos históricos no tratamento de cada solicitação. Num primeiro momento, as funções do mobile app serão de uso exclusivo dos colaboradores da Prognum Informática. Em uma próxima versão, os clientes também poderão utilizar o app.

Publicado em 01/07/2020

Prognum Informática vence licitação da Cohapar

Contrato tem vigência de dois anos. SCCI Corp é utilizado em sua plenitude

A Prognum Informática venceu a licitação promovida pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) para a contratação de sistema de gestão de seus créditos imobiliários. O contrato assinado é bem similar ao contrato até então em vigor entre as duas empresas, utilizando o SCCI Corp, em sua plenitude, para a gestão de créditos imobiliários (ativos e inativos), créditos do FCVS, processamento e controle de sinistros, controle de imóveis, projetos e de atendimento, entre outras funções. O contrato assinado tem vigência de dois anos, de 9 de junho de 2020 a 8 de junho de 2022. A Companhia de Habitação do Paraná foi fundada em 1965, é uma empresa de economia mista que atua na coordenação e execução dos programas habitacionais do Governo do Estado Paraná e sua atuação se dá por meio da articulação com o Governo Federal, prefeituras e demais órgãos estaduais, além da iniciativa privada. A Cohapar é um dos mais antigos clientes da Prognum Informática.

Publicado em 01/07/2020

Liberado imóvel já financiado como garantia para um novo empréstimo

Banco Central anuncia medida para destravar a oferta de financiamento para pequenas empresas e famílias

Com o objetivo de destravar a oferta de financiamento para pequenas empresas e famílias, o Banco Central anunciou um pacote de medidas que tem o potencial de liberar R$ 272 bilhões em crédito na economia. Entre as medidas anunciadas está a liberação do uso de um imóvel já financiado como garantia para um novo empréstimo. O funcionamento da medida é bem simples: um mutuário que financiou, por exemplo, um imóvel de R$ 350 mil e já quitou R$ 250 mil de sua dívida poderá solicitar ao banco um novo empréstimo no valor da parcela quitada. Nesse caso, o mutuário poderia pedir até R$ 250 mil emprestados. As condições serão as mesmas do contrato original de financiamento imobiliário. Se o juro foi de 8% ao ano, por exemplo, essa será a taxa da nova operação. A novidade também valerá para pessoas jurídicas, e sua maior vantagem é a taxa, que vai girar entre 8% e 10% ao ano, muito menor do que os cerca de 250% do crédito pessoal. Segundo o Banco Central, a operação é como se fosse uma repactuação do contrato. O Presidente da instituição, Roberto Campos Neto, disse que a medida irá favorecer muitas famílias em difícil situação por conta da crise do novo coronavírus. Segundo ele, a expectativa é que sejam liberados até R$ 60 bilhões apenas com essa modalidade de empréstimo. "Na prática, se a família precisa de crédito naquele momento e buscar na instituição financeira, ela conseguirá um empréstimo muito mais caro. Então, com a iniciativa, ela poderá ter acesso a uma linha mais barata”, disse o Presidente do BC.

Publicado em 01/07/2020

Cohab Curitiba envia para inscritos da fila de pretendentes e-mail com vídeo sobre as moradias ofertadas

Companhia oferece 187 moradias, de cinco diferentes conjuntos habitacionais

 

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab Curitiba) enviou por e-mail para mais de 2 mil inscritos na fila de pretendentes a imóveis um vídeo explicativo sobre as moradias que estão sendo ofertadas em empreendimentos em parceria com a inciativa privada. São, segundo a compa-nhia, 187 moradias distribuídas em cinco diferentes conjuntos habitacionais. “As apresentações de unidades e condições de financiamento sempre foram feitas em reuniões presenciais, porém devido à pandemia nós suspendemos as reuniões desde março e estamos atendendo os inscritos de forma on-line”, explicou o Presidente da Cohab Curitiba, José Lupion Neto. O e-mail foi enviado para inscri-tos com renda superior a R$ 1,6 mil, com um link para acesso ao vídeo e um formulário para solicitar a simulação de valores. Ao final da apresentação, os interessados preenchem o formulário para que seja feita a simulação junto à Caixa Econômica e enviam junto com o comprovante de renda. Em seguida a Cohab solicita a entrega da documentação necessária e agenda o atendimento presencial para viabilizar o contrato. “Não há oferta de imóveis por telefone, redes sociais ou outro endereço de e-mail. Na dúvida, o inscrito deve ligar para o 0800-41 32 33”, ressaltou Lupion.

Publicado em 01/07/2020

Open Banking já é uma realidade no Banco Bari e no Paraná Banco, no sul do país

Open Banking permite aos usuários a movimentação de suas contas a partir de diferentes plataformas

Plataforma que permite a integração das chamadas de interface de programação de aplicativos (API) e que permite aos usuários movimentar suas contas a partir de diferentes plataformas (além do aplicativo e do internet banking), o Open Banking já está sendo praticado no sul do país pelo Banco Bari e pelo Paraná Banco. "Além de continuar essa linha de negócios, queremos também atacar outras áreas como conta corrente, mas, não para ser só mais uma, queremos trazer diferenciais", diz Henrique Weber, o CTO do Banco Bari, que já nasceu digital. "Há três anos começamos nossa transformação digital e, diferente de outros bancos que estão indo para uma linha de conta digital e cartões, estamos trabalhando na linha de criar a melhor experiência no crédito consignado. Foi uma grande transformação não só tecnológica, mas, principalmente organizacional, para conseguir refletir no desenvolvimento de um produto digital", afirma David Ruiz, CTO do Paraná Banco. Ruiz diz que o Open Banking é uma oportunidade e viabilizará mais consumo de serviços financeiros de fintechs e bancos. Já Weber diz que o maior ganhador é o cliente. "Já as instituições terão que se estressar para buscar uma eficiência mais interessante. Elas terão que ser mais eficientes operacionalmente, gerar recursos e, assim, o cliente consegue essas condições interessantes. Claro que isso é só uma parte do Open Banking, tem a outra parte da transação, da consulta, da informação, tanto financeira quanto pessoal. Mas, no geral, é uma coisa inevitável. Nós acreditamos que o Open Banking traz benefícios e é uma pauta prioritária dentro do Banco Bari", acredita ele. O executivo do Paraná Banco disse que "já temos essa preocupação de como nós estamos criando e consumindo nossas jornadas digitais. Nós já pensamos em APIs públicas para serem consumidas, não só pelo Paraná Banco, pelos correspondentes, mas, também, por parceiros que podem construir jornadas que nós ainda não pensamos, para oferecer nosso crédito consignado. O Open Banking vai viabilizar não só como a gente pode expor nossos serviços financeiros mas, como eu posso melhorar a minha jornada, conectando através de outros bancos que talvez esse cliente tenha conta. Com o Open Banking, eu posso simplificar a jornada e criar uma relação mais segura entre ambas as instituições". Já Weber acrescentou que "a utilização de API viabiliza o desacoplamento (do core bancário), ou seja, você torna a sua arquitetura mais fácil de manter. Tudo é uma entidade que trabalha independente de outra e se comunica por API. Se você tem uma camada de API, nada se comunica diretamente sem passar por essa camada. Bom, mas você está criando um cotovelo, não é melhor um sistema falar direto um com outro? Ele pode ser até mais rápido, mas, a médio e longo prazos, ele vai ter vários passivos. Você não consegue controlar essa comunicação, todas as informações passam por uma camada única. Assim você loga tudo e tem um controle no micro detalhe de tudo o que acontece dentro da instituição, isso vale para segurança, analytics, comportamento de usuários, etc.". Ao participar da CIAB Febraban 2020, em 24 de junho, o Conselheiro do Bradesco, Maurício Minas, disse que o Open Banking é uma ameaça, mas também uma oportunidade e será uma agenda de ataque. "Temos de implementar técnicas de defesa, mas atacar também. Temos funding, temos balanço, temos credibilidade, sabemos fazer compliance. Temos de usar essa experiência ao nosso favor para ter o open banking 100% orientado a serviços por APIs", pontuou o executivo. Segundo ele, durante a pandemia as operações de mobile banking do Bradesco cresceram mais de 30% na pessoa física e jurídica.

Publicado em 01/07/2020

Conselho Monetário Nacional decide facultar às instituições financeiras a liberação ou não de recursos de crédito imobiliário a partir da prenotação

Flexibilização vale até 30 de setembro de 2020 e reduz a burocracia no período da pandemia

Com o objetivo de flexibilizar as regras em meio à pandemia de covid-19, que tem potencial de cau-sar o fechamento de cartórios de registro de imóveis pelo país, o Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu facultar às instituições financeiras a decisão de liberar ou não os recursos relativos aos financiamentos imobiliários a partir de uma anotação provisória no protocolo dos cartórios, cha-mada de “prenotação”. Essa flexibilização é válida até 30 de setembro deste ano. Um executivo de banco, que não quis se identificar, disse ao jornal Valor Econômico que “a medida foi tomada a pe-dido do setor bancário para reduzir a burocracia no período de pandemia, em caso de eventual fe-chamento de cartórios, principalmente em pequenas cidades do país”. “A regulação modifica tempo-rariamente a regra vigente, que determinava que essa liberação somente poderia ser efetivada depois de constituída a garantia, o que só ocorre após seu registro em cartório”, informou o Banco Central. Para o BC, tal flexibilização pode facilitar a liberação de recursos para pessoas físicas, para empresas e demais participantes do segmento de construção civil, do mercado de imóveis e das respectivas cadeias de fornecedores de bens e serviços, mitigando os impactos sobre o mercado imobiliário da atual pandemia.

Publicado em 01/07/2020

Financiamento da casa própria tem R$ 6,7 bilhões em abril

Segundo a Abecip, montante é 22,6% maior se comparado ao mesmo mês de 2019 e 0,4% menor do que o apurado em março

Os financiamentos imobiliários com recursos das cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) atingiram R$ 6,7 bilhões em abril, o que representa uma queda de 0,4% em relação ao mês anterior e uma alta de 22,6% comparativamente ao mesmo mês do ano passado. Segundo a Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o volume financiado em abril, o primeiro mês completo sob isolamento social, foi próximo ao dos dois meses anteriores, indicando assim, até então, ausência ou pequeno impacto da crise do novo coronavírus sobre o crédito imobiliário com recursos do SBPE. “Entre os primeiros quadrimestres de 2019 e de 2020, os empréstimos destinados à aquisição e construção de imóveis avançaram 27,9%, atingindo R$ 26,95 bilhões, de tal sorte que também nesse período de comparação foi pouco expressiva a influência do isolamento social sobre a atividade de crédito imobiliário. No acumulado de 12 meses (maio de 2019 a abril de 2020), os empréstimos para aquisição e construção somaram R$ 84,59 bilhões, alta de 33,9% em relação ao apurado nos 12 meses anteriores. Foram financiados em abril de 2020, nas modalidades de aquisição e construção, 23,6 mil imóveis, resultado 7,8% inferior ao de março e 15,7% maior do que o apurado em abril de 2019. Entre janeiro e abril de 2020, foram financiadas aquisições e construções de 102,72 mil unidades, resultado 22,2% maior que o de igual período de 2019. Nos últimos 12 meses (maio de 2019 a abril de 2020), os financiamentos viabilizaram a aquisição e a construção de 316,6 mil imóveis, alta de 25,8% em relação aos 12 meses anteriores, quando 251,7 mil unidades foram beneficiadas pelo crédito imobiliário no âmbito do SBP”, informou a Abecip, por meio de nota.

Publicado em 01/07/2020

PMCMV retoma a obra de 1.542 unidades habitacionais em Amazonas

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, ainda há 1.200 unidades que precisam ser retomadas

O Ministério do Desenvolvimento Regional anunciou em 15 de junho a retomada de 1.542 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida em Amazonas. As obras de 692 unidades no Loteamento Castanheiras, no município de Tefé; 450 casas no Conjunto Residencial em Tabatinga e outras 400 moradias em Parintins estavam paralisadas. De acordo com o Ministério, dos 2.742 empreendimentos de habitação que se encontram paralisados no estado do Amazonas, entre 2017 e 2019, ainda restam 1.200 unidades que precisam ser retomadas. Segundo a Secretaria Nacional de Habitação/MDR, no estado já foram contratadas 27.964 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida. Do total contratado, 18.739 moradias já foram entregues (superior a 90% da obra concluída), 9.098 vigentes (obras iniciadas, atrasadas ou paralisadas) e 127 empreendimentos que ainda não saíram do papel. “Esse período de saída dessa crise do coronavírus exige atividades que atendam tanto a política social quanto a econômica. Portanto, a construção de políticas sociais, em especial na área de moradia, depende de alinhamento com os projetos e planejamentos do governo federal”, disse o Vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida.

Publicado em 01/76/2020

Venda de imóveis por leilões aumenta mais de 25% esse ano

Crise e juros baixos explicam essa variação

A Associação da Leiloaria Oficial do Brasil calcula que houve um incremento de ao menos 25% no número de leilões de imóveis esse ano. Segundo a entidade, o motivo é a combinação da crise econômica e o menor juro da história, e as pessoas estão buscando a oportunidade de comprar imóveis com descontos que podem chegar a 50% do valor real de compra. O aumento da oferta de imóveis em função da inadimplência também explica esse aumento repentino, diz a Associação. “Temos desde o investidor que está fugindo da volatilidade da Bolsa até a pessoa que está à procura de um lugar para morar. A flexibilidade dos bancos no financiamento imobiliário para leilões favorece a compra. Atualmente, é possível arrematar um imóvel em leilão financiando 90% do valor e dividindo em até 420 vezes”, disse, ao jornal O Globo, Fernando Cerello, leiloeiro da Mega Leilões. “Nos últimos 90 dias, a população ficou em casa, e mais pessoas estavam disponíveis para buscar ativos com boas oportunidades de preço, no caso, os imóveis”, disse Henri Zylberstajn, CEO da Sold Leilões. Segundo ele, 80% dos imóveis fazem parte da carteira dos bancos, retomados depois que os compradores não conseguiram cumprir com seus compromissos financeiros.

Publicado em 01/07/2020

Agehab Goiás adota medidas rígidas contra o coronavírus nos canteiros de obras

Segundo a companhia, hoje estão sendo construídas 4.139 unidades em Goiás, com previsão de entrega de três mil delas até dezembro

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) anunciou que adotou medidas de segurança sanitária rígidas nos canteiros de obras, em cumprimento às normas do decreto estadual nº 9.645, de abril último, que instituiu medidas de combate à pandemia. “Cumprimos rigorosamente com as medidas decretadas pelo Governador Ronaldo Caiado no combate à pandemia, assegurando que as normas estabelecidas sejam seguidas em nossas obras, que visam atender famílias de baixa renda e que aguardam pelas moradias. Estamos atentos à execução dos cronogramas de obra sem descuidar da saúde dos trabalhadores. A conclusão das obras é uma prioridade, além dos esforços que temos feito para contratar mais moradias. Celebramos este mês vários convênios. Este é um setor vital para a recuperação econômica do País”, disse o Presidente da Agehab, Eurípedes do Carmo. Eurípedes explicou que em Água Fria, por exemplo, no Entorno do Distrito Federal, município que ainda não registrou nenhum caso de Covid-19, a construção de 62 unidades habitacionais no Residencial Água Fria está sendo executada com novos parâmetros de segurança. Todos os trabalhadores têm a temperatura medida antes de entrar no canteiro de obra, com uso obrigatório de máscara e distanciamento físico entre os membros da equipe. Segundo a Agehab, em parceria com os municípios e construtoras são mais 4.139 moradias em andamento, com previsão de entrega de três mil unidades até dezembro deste ano, a maioria no entorno do DF, onde está concentrado o maior déficit habitacional da região.

Publicado em 01/07/2020

Bancos trabalham para lançar novas formas de cobrança de crédito imobiliário para pessoa jurídica

A ideia é atrelar a taxa de juros ao rendimento da poupança ou um percentual do CDI

Os bancos trabalham para lançar novas formas de cobrança de crédito imobiliário para pessoa jurídica. A ideia é atrelar a taxa de juros ao rendimento da poupança ou ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Estes estudos começaram a ser feitos antes mesmo da crise, mas diante da pandemia da covid-19 estão sendo intensificados. Segundo reportagem publicada pelo jornal Valor Econômico, “o banco mais avançado é o Itaú Unibanco, que tem uma linha atrelada à poupança pronta para ser lançada em junho, para a qual destinará recursos das cadernetas. Já o Bradesco prevê oferecer em 60 dias para as incorporadoras um crédito com o juro atrelado à variação do CDI, usando recursos próprios. O Santander disse que estuda as novas oportunidades, assim como a Caixa Econômica Federal”. O mercado acredita que essas novas formas de cobrança de juros poderão ser estendidas ao crédito imobiliário para pessoas físicas, mas não por agora. “Com os níveis de taxas de juros que temos hoje, há espaço para trabalhar os indexadores e atender melhor as incorporadoras. Muitas delas, com capital aberta, se sentem confortáveis em trabalhar com o CDI, por exemplo.”, disse ao Valor Econômico Leandro Diniz, Diretor de Empréstimos e Financiamentos do Bradesco. “Da forma como o mercado funciona hoje, na linha conhecida como Plano Empresário, os bancos cobram das incorporadoras a Taxa Referencial (TR) mais um juro fixo, o que ficou conhecido como 'TR Mais'. Como a TR está próxima de zero, essa forma de cobrança acaba sendo prefixada, não oscilando conforme as condições econômicas ou o custo de captação da poupança. A nova proposta dos bancos, que ganhou o nome de “Poupança Mais”, inclui a cobrança de um juro fixo mais o rendimento da poupança. Como o retorno das cadernetas varia conforme a Selic, o cliente teria uma taxa pós-fixada à disposição. Hoje, no caso de Selic igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança equivale a 70% do juro básico mais TR. Acima disso, o rendimento segue em TR mais 0,5% ao mês, ou 6,17% ao ano. Portanto, o novo indexador em discussão para incorporadoras irá variar, para cima ou para baixo, de acordo com o nível da Selic, limitado a um teto”, explica a reportagem. “Com o juro para baixo, a incorporadora vai pagar menos e, para cima, pagar mais, mas até o limite do rendimento da poupança. Para o banco, não há risco porque ele está vinculando a taxa de juro ao seu custo de captação da poupança”, disse Luiz França, Presidente da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), os bancos emprestaram R$ 5 bilhões com recursos da poupança para as incorporadoras no primeiro quadrimestre do ano. Segundo a Abrainc, a taxa de juro média está em 8% ao ano.

Publicado em 01/07/2020

MRV investe no primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento em construção civil no Brasil

Projeto consumirá R$ 1 milhão em três anos e busca fomentar o desenvolvimento de tecnologias

A construtora MRV está investindo mais de R$ 1 milhão em três anos para a criação do primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento em construção de civil do Brasil. Segundo a companhia, o projeto busca fomentar o desenvolvimento de tecnologias, novos processos, métodos construtivos e testes de materiais para melhorar a qualidade dos produtos entregues aos consumidores. Belo Horizonte, onde está a sede da construtora, sediará o centro, junto do já existente Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG. Serão dois pavimentos, com oito apartamentos, destinados exclusivamente para o desenvolvimento e a experimentação em engenharia. “O projeto é uma grande oportunidade de pensar e conceber tecnologia nacional para o segmento da construção civil habitacional. Chegou a hora de sermos ativos no desenvolvimento de tecnologias, métodos e produtos. Sempre tivemos em nossos canteiros de obras a busca por inovação, mas isso ocorria de forma descentralizada. Queremos centralizar a administração dessas iniciativas em um ambiente controlado, com aquisição de dados mais precisos”, disse Eduardo Fischer, Presidente da construtora. Não foi divulgada uma data prevista para a inauguração do centro.

Publicado em 01/07/2020

Cohapar abre inscrições para 40 novas moradias em Cascavel

Prioridade é para pessoas com 60 anos ou mais, com renda de um a seis salários mínimos e que não sejam proprietários de imóveis

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) abriu inscrições para processo seletivo de 40 novas moradias que serão construídas pela companhia em Cascavel. O condomínio faz parte do programa Viver Mais Paraná, do Governo do Estado, desenvolvido em parceria com a prefeitura, e podem participar da seleção das futuras casas pessoas solteiras ou casadas, com 60 anos ou mais, com renda de um a seis salários mínimos e que não sejam proprietários de imóveis. As inscrições devem ser realizadas pelo site cohapar.pr.gov.br/cadastro e valem por dois anos. Segundo a companhia, a prioridade de atendimento será para pessoas residentes em áreas de risco, com deficiência e beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros critérios estabelecidos pelo Governo do Estado. Os idosos selecionados poderão usufruir dos imóveis por tempo indefinido, a partir do pagamento de um aluguel social limitado ao valor de 15% de um salário mínimo nacional, que equivale atualmente a R$ 156,75. Os recursos serão revertidos para a realização de novos investimentos em habitação popular. De acordo com a Cohapar, os imóveis serão construídos em formato de condomínio horizontal fechado, com completa infraestrutura de saúde e lazer. As unidades habitacionais contarão com um dormitório, sala, banheiro, cozinha e varanda, com arquitetura adaptada e itens de acessibilidade para atender plenamente as necessidades dos futuros residentes. As áreas comuns do empreendimento incluem uma praça de convivência, biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre, piscina para hidroginástica, horta comunitária, salão de festas e atividades equipados com cozinha e churrasqueira, pista de caminhada e quiosques multiuso e mobiliários para a prática de jogos.

Publicado em 01/07/2020

Índice FipeZap: preço do aluguel comercial avança apenas 0,09% nominal em maio

Preço de venda caiu 0,03%, mas está acima da deflação de 0,30% do período

De acordo com o índice FipeZap, mesmo diante da alta do home office, o aluguel comercial no Brasil teve um avanço de 0,09% nominal (sem contabilizar a inflação) em maio. Já o preço de venda caiu 0,03%, mas ainda ficou acima da deflação de 0,38% do período. Segundo o índice, o retorno anualizado (calculado com base nos resultados de maio) do investimento para quem compra este tipo de imóvel com a intenção de alugar foi de 5,46% ao ano. Isso significa que aqueles que investem em imóveis comerciais com a intenção de alugá-los recuperaram 5,46% do valor de compra em um ano. O Tesouro Selic, por exemplo, rende 1,54% no mesmo período. Em maio, O preço médio de locação nas dez cidades monitoradas pelo FipeZap foi de R$ 37,48/m² em maio. O preço de compra ficou em média R$ 8.480/m2. O FipeZap informou que o preço médio de venda de imóveis comerciais acumulou queda nominal de 2,41% e o preço médio de locação de salas e conjuntos comerciais recuou 0,41% nos últimos 12 meses. As cidades como melhor retorno são: Salvador (preço de venda médio de R$ 5.336 /m2, com retorno de aluguel de 0,63% ao mês), Campinas (preço de venda médio de R$ 6.186/m2, com retorno de aluguel de 0,53% ao mês), São Paulo (preço de venda médio de R$ 9.557/m2, com retorno de aluguel de 0,48% ao mês), Belo Horizonte (preço de venda médio de R$ 7.059/m2, com retorno de aluguel de 0,43% ao mês) e, finalmente, Rio de Janeiro (preço de venda médio de R$ 9.497, com retorno de aluguel de 0,40% ao mês).

Publicado em 01/07/2020

Banco Central divulga estudo sobre a portabilidade no crédito imobiliário em 2019

Segundo o BC, quem trocou o financiamento do imóvel em 2019 teve redução de juros

O Banco Central publicou no início de junho, em seu site, um boxe sobre "portabilidade de crédito imobiliário", com foco no ano de 2019. "A principal conclusão desta análise é que as taxas de juros repactuadas em contratos portados ou renegociados fora do escopo da portabilidade são compatíveis com os juros dos novos contratos realizados em taxas de mercado, que estão em trajetória de redu-ção e cuja média no final de 2019 era de 7,99% ao ano", registrou o BC na conclusão do estudo. Tal box faz parte do Relatório de Economia Bancária (REB). Segundo o BC, quem trocou o financia-mento do imóvel em 2019 teve redução de juros: estudos revelam que 79,1% dos contratos em que ocorreu a portabilidade foram assinados entre o segundo semestre de 2015 e o primeiro de 2017, período que apresenta as maiores taxas de juros nas operações de crédito imobiliário. O banco in-formou que dos 4.610 pedidos de troca efetivados, a mediana da taxa de juros praticadas foi de 7,71%, o que representou uma queda de 2,99 pontos percentuais em relação às taxas originais. Ou-tros 1.340 mutuários solicitaram o pedido de portabilidade, mas não concluíram porque os bancos reduziram os juros por meio de renegociações. Nesses casos, a mediana das taxas passou para 7,9%. Além disso, segundo o BC mais de 28 mil 28 mil contratos foram renegociados espontaneamente pelos bancos, e assim nestes casos a mediana dos juros chegou a 8%. vale lembrar que desde abril as regras para a portabilidade do crédito imobiliário sofreram modificações. Desde então, aqueles que têm um financiamento pelo SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário), onde as taxas de juros co-bradas pelos bancos são livres, pode transferir o contrato para o SFH (Sistema Financeiro da Habita-ção), com taxas mais baixas.

Publicado em 01/07/2020

Empréstimos com garantia em imóveis próprios dão salto diante da crise do novo coronavírus

É cada vez maior o número de pessoas endividadas que buscam um empréstimo oferecendo o imóvel próprio como garantia

Segundo levantamento realizado pela plataforma Credihome, a solicitação de empréstimos com garantia em imóveis próprios teve um salto de R$ 2 milhões, registados em março, para nada menos do que R$ 5,3 milhões, em abril. Segundo especialistas, essa grande diferença é consequência de dificuldades econômicas enfrentadas diante da crise do novo coronavírus. “As linhas dos principais bancos seguem ativas, mas podem sofrer alterações devido a algumas consequências da atual crise, como aumento de desemprego, diminuição da renda e uma maior inadimplência. Por isso, houve uma antecipação das pessoas para garantir crédito o quanto antes”, disse Bruno Gama, CEO da Credihome, em entrevista ao jornal Valor Econômico. De acordo com a Credihome, em março já havia sido registrado um aumento de 20% nas simulações de pedidos de crédito, passando de 3.903 pedidos em fevereiro para 4.674 solicitações em março. A Credihome está oferecendo aos seus clientes carência de três meses nos financiamentos e as operações serão isentas de IOF.

Publicado em 01/07/2020

BRB acerta patrocínio do Clube de Regatas do Flamengo

Patrocínio master é de R$ 35 milhões anuais e vale por três anos

O Banco de Brasília (BRB) é o novo patrocinador master do Flamengo. No dia 19, o atual campeão brasileiro e da Libertadores anunciou o acerto do patrocínio com o banco brasiliense, que vale por três anos e renderá aos cofres rubro-negros ao menos R$ 35 milhões anuais, além de premiações diante da performance do time. Segundo a diretoria do Flamengo, o contrato poderá ser prorrogado por mais dois anos, com uma eventual possibilidade de o acordo comercial evoluir para uma joint venture. A ideia é lançar produtos exclusivos. O BRB irá lançar um banco digital e será o responsável por operacionalizar a folha de pagamento do clube carioca. “Com a parceria, nós teremos exclusividade para exploração de todos os produtos bancários do Flamengo. A partir de agora, o BRB e o Flamengo trabalham juntos para valorizar esse novo banco e explorar todos os negócios bancários nos canais digitais e nos canais físicos”, afirmou Paulo Henrique Costa, presidente do BRB. O BRB, que é cliente da Prognum Informática, pretende anunciar o nome do seu banco digital até o final do mês e quer atrair ao menos 1,5 milhão de clientes-torcedores. Os flamenguistas terão produtos digitais personalizados, com programa de relacionamento e de experiências exclusivas, como acompanhar o time em jogos fora do Rio de Janeiro, por exemplo. O BRB conta hoje com cerca de 750 mil clientes e o Flamengo é dono da maior torcida do país, com 42 milhões de pessoas, segundo o Datafolha.

Publicado em 01/07/2020

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