seta
Prognum Informática

Informações relevantes do mercado do Crédito Imobiliário

Notícias - Agosto de 2009

SCCI 7.78: consulta no SisAt e SACRe são ampliadas

A partir de agora, é possível fazer consultas por CPF e inscrição do imóvel na prefeitura
 

A versão 7.78 do SCCI Corp, disponibilizada pela Prognum Informática no dia 24 de julho, traz uma série de melhorias na ferramenta, entre as quais a ampliação da consulta no SisAt – Sistema de Atendimento – e SACRe – Sistema de Automação para Controle de Responsabilidades. A partir de agora, em ambos sistemas o usuário poderá fazer consultas também pelo CPF ou pela indicação fiscal (inscrição do imóvel no município), o que facilita e simplifica o trabalho do usuário. Já no SIG – Sistema de Informações Gerenciais – do Pretend – Sistema de Controle de Pretendentes – foi adicionado um botão para exportar para planilha.

Piemonte lança novo site

Um vasto conteúdo sobre a empresa, seus empreendimentos, promoções e dicas está disponível em www.piemonteimoveis.com.br
 

A Piemonte Construções e Incorporações Ltda. remodelou o seu site para oferecer uma série de serviços e informações aos seus clientes e para aqueles que pretendem realizar o sonho da casa própria. Em www.piemonteimoveis.com.br , o internauta encontrará um vasto conteúdo, que vai de informações sobre os empreendimentos da companhia até serviços, como a geração de boleto para pagamento da prestação. Um dos destaques é o link "Dicas e Utilidades", onde está disponibilizada a "Cartilha do Comprador", elaborada pela própria Piemonte, além de dicas atuais como informações sobre a Influenza A (Gripe Suína) e dúvidas frequentes sobre todo processo que envolve um Imóvel desde a compra até a quitação do mesmo. "A Piemonte sentiu a necessidade de buscar uma maior visibilidade no mercado imobiliário de Curitiba e região metropolitana e decidiu investir no novo site como ferramenta de marketing para os clientes e futuros clientes. Demos um grande salto de qualidade no site, com o compromisso de sempre aprimorá-lo, buscando o melhor atendimento aos clientes e usando ferramentas de tecnologia disponíveis com o intuito de simplificar a navegação, tornando-a clara, transparente e fácil", conta Luis Henrique Pereira da Silva, IT Manager da Plenaventura Participações S/A, grupo da qual a Piemonte faz parte. Segundo ele, para produzir o site a Piemonte realizou uma ampla pesquisa sobre sites relacionados ao setor, onde foram analisados os pontos fortes e fracos, tendências e tecnologias aplicadas. Uma agência com experiência no desenvolvimento de sites para o segmento imobiliário foi contratada e em um mês desenvolveu e colocou o site no ar. "A emissão do boleto para pagamento da prestação e o Prêmio Pontualidade são pontos importantes para os nossos clientes e por isto ganharam bastante destaque. O internauta pode visualizar todos os prêmios distribuídos em 2009 , bem como conhecer quem ganhou também nos anos anteriores. ", acrescenta Luis Henrique. O site da Piemonte também traz vídeos com depoimentos de clientes, que falam da satisfação com o atendimento prestado pela companhia bem como o vídeo Institucional sobre a Piemonte , além da seção "Fale Conosco", onde há um canal direto para troca de e-mails. "Ao enviar o seu comentário ou sugestão, o cliente receberá da Piemonte uma resposta rápida, pois o que ele deseja é uma comunicação eficiente", garante Luis Henrique. Outro destaque considerado muito importante pela Piemonte é o acompanhamento das obras. O cliente pode acessar o site e acompanhar o percentual de execução da obra de loteamentos e condomínios por etapas com fotos . "A transparência é fundamental", resume Luis Henrique Pereira da Silva.

Paraná construirá 1.460 casas do programa "Minha Casa, Minha Vida"

Obras devem começar em outubro e envolvem seis municípios paranaenses
 

O governo do Paraná já viabilizou 1.460 casas pelo programa "Minha Casa, Minha Vida", do governo federal. Além de 437 casas aprovadas para Irati, município do centro sul do estado, serão construídas mais 1.023 moradias, em outros seis municípios: Piraquara, Campina Grande do Sul, Araucária, Contenda, Mandirituba e, finalmente, Lapa. "Não é fácil conseguir os créditos habitacionais. Os terrenos têm que estar absolutamente legalizados, não pode haver nenhum impedimento de ordem física, elétrica ou ambiental. Tudo tem que estar dentro da legislação", explicou Rafael Greca, presidente da Companhia de Habitação do Paraná e do comitê gestor do programa "Minha Casa, Minha Vida" no Paraná, formado pela Cohapar, Caixa e prefeituras. Segundo Greca, o modelo paranaense de gestão chamou a atenção do banco, em São Paulo, que trouxe uma delegação para assistir à uma reunião na Cohapar, como um exemplo a ser seguido em todo o país. O superintendente da Caixa no Paraná, Arielson Bittencourt, informou que provavelmente já em outubro as casas começarão a ser construídas. Rafael Greca explicou que a Cohapar e a Caixa estão fazendo contratos específicos para cada município com todos os órgãos envolvidos, de acordo com as peculiaridades de cada área. A Cohapar é o agente organizador deste programa, que pretende proporcionar o direito à casa própria a mais 32.173 famílias, destinadas pelo programa "Minha Casa, Minha Vida" para o Paraná. O Comitê Estadual está funcionando como um escritório de planejamento urbano, com reuniões semanais feitas na Companhia com participação de representantes da Copel, Sanepar, Caixa, Suderhsa, IAP, Sedu, Comec, Mineropar e Cohapar. Ao mesmo tempo, reuniões periódicas com prefeitos de todo o Estado estão sendo realizadas para explicar como o Governo do Paraná, por meio da Cohapar e demais órgãos, pode ser o agente interlocutor entre a Caixa e prefeituras, além de esclarecer aspectos fundamentais para o sucesso da implantação do programa. O comitê agiliza o processo burocrático inevitável para o projeto virar realidade.

Cohab Curitiba: elaboração gratuita de projetos arquitetônicos

Benefício vale para famílias com renda de até cinco salários mínimos e para casas de até 70 metros quadrados
 

Famílias com renda máxima de cinco salários mínimos que optem pela casa própria de até 70 metros quadrados, da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), tem elaboração gratuita de projetos arquitetônicos. A Cohab Curitiba já oferecia esse benefício, cujo convênio foi renovado por mais três anos, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-PR). "Este é um serviço prestado pela Companhia, que auxilia as famílias que são proprietárias de terrenos no município de Curitiba, mas não têm recursos para contratar projeto e legalizar a construção da sua casa", explica o presidente da Cohab, Mounir Chaowiche. A Cohab já atendeu a uma média de 906 famílias por ano, desde que este convênio foi instituído, em 1993. Segundo o presidente da Cohab Curitiba, o convênio com o CREA-PR prevê a prestação de serviços pela Cohab para orientação técnica na construção de moradias, dispensando a contratação de responsável técnico pela obra (arquiteto ou engenheiro). A Prefeitura isenta a família da cobrança de taxas para emissão do alvará. Para ser atendido, o interessado precisa apresentar documento do terreno (contrato de compra ou escritura) e comprovante de rendimentos. O serviço é prestado pelo Setor de Autoconstrução da Cohab, que funciona no 4º andar do prédio sede da Companhia, na rua Barão do Rio Branco, 45, no Centro. O alvará simplificado pode ser fornecido para casas térreas com até 70 metros quadrados, desde que seja a única edificação no terreno. Nas áreas de regularização fundiária atendidas pela Cohab são permitidas duas casas por lote, desde que as duas, somadas, não ultrapassem a metragem limite. Nos casos de reforma e ampliação, o alvará também poderá ser fornecido, com a condição de que a unidade com o acréscimo de construção não tenha mais do que 70 metros quadrados. Não é possível utilizar o alvará simplificado para a construção de sobrados. Para isso, será necessário contratar engenheiro ou arquiteto porque a obra exige estrutura de concreto armado e cálculo estrutural.

Cohab-ES distribui mudas de árvores frutíferas

Ação aconteceu no Residencial Jabaeté, onde o governo do estado construiu 350 moradias
 

A Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a Companhia de Habitação e Urbanização do Estado do Espírito Santo (Cohab-ES) promoveram, em julho, a Campanha de Arborização com Árvores Frutíferas", distribuindo mudas de mamão, acerola, pitanga, goiaba, araçá, limão, laranja e tangerina entre as famílias do Residencial Jabaeté, em Terra Vermelha, Vila Velha. Os moradores também receberam receitas para promover o melhor aproveitamento dos alimentos e um kit informativo com o Estatuto do Idoso, um folder do projeto "Espírito Santo Sem Lixão", a cartilha "Entre no clima", do Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA) e um folder de cursos comunitários oferecidos gratuitamente à população. No Residencial Jabaeté foram investidos pelo Governo do Estado, em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), mais de R$ 5 milhões para a construção das 350 moradias, entregues no último ano às famílias de Vila Velha. Paralelo ao início das obras, um Projeto Técnico Social foi implantado com o intuito de promover atividades de caráter educativo, informativo e de educação social. Como finalização deste Projeto, conforme previsto, os moradores puderam participar de uma palestra sobre arborização com entrega de mudas de árvores frutíferas. Segundo a diretora de Administração e Finanças da Cohab-ES, Helena Zorzal, "por meio do Programa Nossa Casa, o Governo do Estado tem propiciado a muitas famílias, em várias cidades capixabas, a conquistarem o sonho da casa própria. Jabaeté é uma região onde há uma boa perspectiva de crescimento, com a instalação de muitas empresas, inclusive. Por isso mesmo, desenvolver atividades como o Projeto Técnico Social é muito importante para, dentre outras coisas, estimular ações em comunidade e para mostrar a importância de cuidar de maneira participava do local onde se vive", disse ela.

Caixa Seguros anuncia queda de até 40% do seguro habitacional

Objetivo é aumentar a concorrência e beneficiar o mutuário com a redução do preço da apólice
 

Seguindo orientação expressa do governo, a Caixa Seguros anunciou que irá baixar, em média, 40% o preço do seguro habitacional já a partir de agosto. Segundo o presidente da seguradora, Thierry Claudon, o objetivo é aumentar a concorrência entre as seguradoras e beneficiar o mutuário com a redução do preço da apólice. Para tornar a concorrência ainda mais acirrada, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) irá publicar resolução permitindo que as seguradoras de vida também possam vender o seguro habitacional, até hoje restrito às companhias de seguros patrimoniais. Atualmente, este seguro é vendido quase que exclusivamente por seguradoras de bancos. Claudon garante que a redução do preço do seguro habitacional na Caixa totalizou 68% de 2006 até agora. Segundo ele, o crescimento da concessão do crédito imobiliário é o principal responsável pela queda do preço. A Caixa realizou no primeiro trimestre deste ano R$ 7 bilhões em financiamentos imobiliários, o que significa um crescimento de 119% sobre o mesmo período do ano passado. De 2004 até 2008 o volume saltou de R$ 4,1 bilhões para R$ 20 bilhões. Em volume de contratos, a carteira do banco oficial saltou de 256.650 para 379.870 no mesmo período. A Caixa pretendia aplicar este ano em financiamento habitacional um total de R$ 27 bilhões, mas com o pacote habitacional do governo - "Minha Casa, Minha Vida" – esse volume pode crescer em R$ 15 bilhões, totalizando R$ 42 bilhões. "Com o boom imobiliário, a carteira habitacional se oxigenou com a entrada de pessoas mais jovens. Como este novo público tem uma taxa de risco menor do que as pessoas mais velhas, o preço médio do seguro tende a cair", finaliza Claudon. A Caixa Seguros foi responsável por R$ 516 milhões do faturamento total de R$ 717,6 milhões deste segmento ao longo do ano passado.

Venda de imóveis novos cresce na cidade de São Paulo

Das unidades disponíveis, 21,3% foram vendidas em maio
 

As vendas de imóveis novos começam a recuperar o espaço perdido, após a queda nas vendas devido a crise internacional. Segundo o Sindicato da Habitação de São Paulo - Secovi-SP - 21,3% das unidades disponíveis para a venda na cidade de São Paulo foram vendidas em maio. É o melhor desempenho mensal desde o mesmo mês do ano passado, quando foram vendidas 21,8% das unidades disponíveis. O Secovi-SP ressalta, porém, que em maio do ano passado o estoque era menor. O pior desempenho foi em outubro de 2008, quando as vendas englobaram apenas 4,9% das unidades disponíveis. De janeiro até maio deste ano, 6.435 imóveis novos foram colocados à venda, um pouco mais da metade das unidades oferecidas em 2008. "O aquecimento nas vendas se deve à divulgação do programa Minha Casa, Minha Vida, que deixou o setor em evidência, e ao feirão da casa própria da Caixa Econômica Federal", acredita Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP. Segundo ele, a entidade prevê que serão lançadas este ano 28 mil unidades. "Na média dos cinco primeiros meses do ano, 11,1% das unidades disponíveis foram comercializadas, e a previsão para 2009 é atingir 12%. "Com a taxa Selic em queda, também estão de volta aos plantões de venda os consumidores que veem o imóvel como investimento", disse Petrucci.

Número de casas em construção nos EUA cresce em junho

Índice, anunciado pelo Departamento de Comércio norte-americano, animou o mercado, que esperava um número menor
 

Uma boa surpresa aliviou e deu esperanças ao mercado imobiliário nos Estados Unidos. Em junho, o Housing Starts - indicador que mede o número de casas em início de construção nos EUA – foi de 582 mil casas, bem acima das 530 mil unidades que o mercado esperava. Em abril, o indicador anualizado revisado registrou 562 mil casas, segundo divulgou o Departamento de Comércio dos Estados Unidos. Outro índice publicado pelo Departamento de Comércio também foi comemorado. O Building Permits - que mede o número de autorizações para a construção de novas casas nos Estados Unidos e serve como indicador do nível de atividade econômico no país – foi de 563 mil permissões em junho, o que representa um avanço em relação ao indicador revisado de maio, que foi de 518 mil. O mercado acreditava que esse índice ficaria em 524 mil permissões, daí a surpresa.

Cadastre-se e receba noticias no seu email
Nome*: Email*: Empresa:
* campos de preenchimento obrigatório
voltar