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Prognum Informática

Informações relevantes do mercado do Crédito Imobiliário

Notícias - Março de 2005

Cohab Curitiba: Prognum Informática vence a licitação e implanta o SisAt

Companhia irá reformular sua central 0800 para ampliar atendimento ao mutuário
 

A Prognum Informática venceu a licitação promovida pela Companhia de Habitação de Curitiba - Cohab-CT - para quem já disponibiliva o Sistema de Controle de Crédito Imobiliário - SCCI. O contrato, no entanto, foi ampliado: o cliente utilizará, também, o Sistema de Controle de Retorno - SiCoR -, o Sistema de Automação para Controle de Responsabilidades - SACRe -, o Sistema de Informações Gerenciais - SIG - e o mais recente contratado, o Sistema de Atendimento ao Mutuário - SisAt. A implantação do SisAt, aliás, foi antecipada em quase 60 dias: o contrato previa 90 dias para sua disponibilidade, mas dois meses antes a equipe da Cohab-CT já havia sido devidamente treinada e a ferramenta entra, agora, em fase de teste piloto. "Utilizaremos o SisAt para o atendimento geral ao mutuário e para cobrança, via telefone. Neste caso, já temos a tarefa implantada no sistema e começamos, agora em março, a realizar as primeiras operações. A expectativa é a melhor possível: acredito que iremos eliminar 80% do trabalho do pessoal da cobrança, a partir do uso do SisAt", avalia o Gerente do Departamento de Tecnologia da Informação da Cohab-CT, Adolar Bedene Filho. Quanto ao atendimento geral, a Cohab-CT irá, ainda, reformular sua central 0800, que hoje conta com dois colaboradores e irá ser ampliada para suportar o tele-atendimento, que irá crescer muito. "Estamos estudando como fazer essa ampliação para que o volume de atendimento seja compatível com nossa capacidade de atender", explica ele. O SisAt também será utilizado nos balcões, para atendimento ao mutuário que se dirigir pessoalmente aos escritórios da companhia.

SACRe amplia uso da DAMP eletrônica

Mesmo que usuário não utilize o SCCI, poderá gerar o documento
 

A versão 7.25 do Sistema de Automação para Controle de Responsabilidades - SACRe -, já disponibilizada, traz a possibilidade do uso da DAMP eletrônica, também conhecida como Conectividade Social, mesmo para aqueles que não utilizam o Sistema de Controle de Crédito Imobiliário - SCCI. A partir de agora, ainda que o usuário não disponha do SCCI, a ferramenta permite a geração do arquivo eletrônico que deve ser enviado à Caixa Econômica Federal. Com isso, o sistema amplia sua utilização, podendo ser adquirido sem a necessidade do uso do SCCI. Mais informações pelo e-mail comercial@prognum.com.br .

Cohapar investe no atendimento aos mutuários do interior do estado

Objetivo é oferecer comodidade ao mutuário, que não precisa mais se locomover a um escritório da companhia
 

Com o objetivo expresso de facilitar o trabalho de cobrança e resolver os problemas nos contratos dos mutuários das cidades onde não existe representação, a Companhia de Habitação do Paraná mantém em todo o estado uma estrutura de atendimento presencial avançada. "A medida evita que os nossos mutuários tenham que se deslocar até os escritórios regionais e proporciona comodidade para eles e economia para a companhia É o contato direto da Cohapar com o mutuário", diz o presidente da Cohapar, Luiz Romanelli, que classifica o serviço como um dos mais importantes da empresa. O atendimento é todo informatizado – os funcionários carregam computador e impressora portáteis – e os boletos das prestações são emitidos na hora. Além disso, o atendimento avançado oferece emissão de segunda via das prestações, transferências de titularidade, quitação do financiamento da moradia e utilização do FGTS para diminuição do saldo devedor, dentre outros. A Cohapar mantém treze escritórios regionais (Curitiba, Ponta Grossa, Cornélio Procópio, Londrina, Maringá, Paranavaí, Umuarama, Campo Mourão, Apucarana, Cascavel, Guarapuava, Francisco Beltrão e União da Vitória), que prestam serviços aos 399 municípios do estado. Segundo Romanelli, um roteiro mensal é previamente montado para que se possa atender a todos os municípios onde a Cohapar está presente. A moradora de um dos primeiros conjuntos construídos pela Cohapar na Lapa, a aposentada Tereza Poli Santana paga as prestações da casa há 23 anos. Ela não havia recebido os boletos de janeiro e fevereiro do ano passado e procurou o atendimento avançado. "Um aluguel na cidade não sai por menos de 150 reais e considero muito bom o valor da minha prestação". Dona Tereza paga R$ 47,00 e com o dinheiro que sobra, ela pôde ampliar a casa e agora vive com o filho, a nora e o neto. "Não gosto de ficar sozinha, é muito bom ter a companhia deles", revela.

Prognum Informática amplia adesão à pesquisa de satisfação por solicitação

Média mensal de respostas passa de 8 para 60
 

Até agosto de 2003, a Prognum Informática realizava duas pesquisas por ano, uma a cada semestre, com seus clientes, para medir o grau de satisfação com o serviço e atendimento realizados. A partir de então, a pesquisa foi ampliada a cada solicitação feita pelo cliente. No momento da aprovação do trabalho, o cliente aponta seu grau de satisfação com aquela determinada solicitação, bem como com o prazo do atendimento. Essa pesquisa é considerada fundamental pois indica a satisfação do cliente no dia-a-dia. De outubro do ano passado para cá, a média de respostas pulou de oito para quase 60 pesquisas preenchidas. "Muitas vezes, o cliente aprova as solicitações em grupo, várias de uma só vez. E quando fazia isso, não era possível responder a pesquisa. Nós reconfiguramos a pesquisa para que também nestes casos os clientes possam respondê-la. E o resultado não poderia ser melhor, já que tivemos um salto muito significativo no número de respostas. Em março, por exemplo, já contabilizamos 50 respostas até o décimo dia do mês. Para nós, contar com esse tipo de feedback é muito importante", avalia o Representante da Qualidade, Felipe Quental. Vale ressaltar que o grau de satisfação dos clientes relacionado às solicitações está, atualmente, em 97%.

SCCI 7.26 permite seleção de créditos a serem securitizados

Nova versão acompanha securitização de contratos que têm co-obrigação
 

A versão 7.26 do Sistema de Controle de Crédito Imobiliário – SCCI –, disponível para os clientes a partir de 24 de março, permite a seleção dos créditos a serem securitizados, com geração do layout padronizado para as principais securitizadoras do país. Além disso, permite o acompanhamento da securitização para os casos de contratos que têm co-obrigação (aqueles cuja administração continua na mão do originador, que, no entanto, garante o pagamento das prestações em caso de inadimplência dos mutuários). "Essa nova função faz os cálculos de garantia co-lateral, ágio, deságio, swap e da taxa de gestão, além do repasse mensal para a securitizadora", acrescenta o Diretor-Técnico da Prognum Informática, Marcus Marques da Rocha. Mais informações da nova versão do SCCI podem ser obtidas através do e-mail comercial@prognum.com.br.

Programa Direito de Morar, da Cohapar, ganha prêmio na França

René Frank Habitat Award é concedido pela Federação Internacional de Agentes e Empresas Imobiliárias
 

O programa Direito de Morar, uma parceria da Companhia de Habitação do Paraná com a Terra Nova Regularizações Fundiárias, ganhou o René Frank Habitat Award, prêmio concedido pela International Real State Federation, entidade internacional dos agentes e empresas imobiliárias, presente em 60 países. A Cohapar recebeu o prêmio no dia 10 de março, em Cannes, na França, durante a MIPIM 2005, a maior feira imobiliária do mundo. O René Frank Habitat Award foi criado em 2003 para recompensar e divulgar os esforços de organizações públicas e privadas para melhorar as condições de vida de pessoas que vivem em favelas. "Estamos muito honrados e felizes ao entregar este prêmio a um projeto como esse, que pode servir como modelo a ser reproduzido em todo o mundo para melhorarmos as condições de vida de milhões de pessoas que estão em favelas", disse o presidente da FIABCI, o australiano John Greig, referindo-se ao programa Direito de Morar. Este programa foi implementado pela Cohapar em 2003, como parte da política habitacional definida pelo governador Roberto Requião para enfrentar o problema das 179 mil famílias que vivem em favelas no estado do Paraná.

Caixa Econômica investiu R$ 5,5 bilhões em habitação ao longo de 2004

Lucro líquido da CEF em 2004 foi de R$ 1,419 bilhões
 

A Caixa Econômica Federal contratou, em 2004, R$ 7,3 bilhões para investimento na área de desenvolvimento urbano, dos quais R$ 5,5 bilhões foram destinados para a habitação. Mais de 45% do valor contratado especificamente para a habitação beneficiaram famílias que ganham até cinco salários mínimos. Os números fazem parte do balanço de 2004 da instituição financeira, publicado no final de fevereiro no Diário Oficial da União. O lucro líquido da CEF foi de R$ 1,419 bilhão, com rentabilidade de 21,31% sobre o patrimônio líquido.

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