seta
Prognum Informática

Informações relevantes do mercado do Crédito Imobiliário

Notícias - Abril de 2005

Prognum Informática amplia link à internet e troca máquina do servidor

Dados são protegidos com a utilização de discos RAID
 

Em busca de mais segurança e de uma maior produtividade, a Prognum Informática passou a adotar uma nova solução para acesso à internet. Até então, a companhia utilizava um link de 2 Megabits, compartilhado com outras 20 máquinas, de clientes diversos do DataCenter onde estão localizados seus servidores, com taxa mínima garantida de 64k. Agora, foi contratado um link dedicado de 512k. "O link é exclusivamente nosso, o que significa um ganho real de velocidade. Além disso, o mais importante é que podemos administrar esse link segundo regras rigorosas de segurança. E nesse link passam a trafegar dados exclusivos da Prognum Informática e de seus clientes", explica o presidente da companhia, Sérgio da Venda Vieira. A novidade não fica por aí. Além da contratação de um link exclusivo, a Prognum Informática trocou a máquina de seu servidor de produção. O Pentium IV 2.4, com um HD de 40 Gb IDE foi substituído por um Pentium Xeon 1.8 Dual, com quatro HDs de 18 Gb, com RAID SCSI. "Com a utilização dos discos RAID as chances de perder dados são mínimas pois ainda que um HD seja danificado os dados permanecem íntegros", explica Sérgio. Mesmo com a utilização desta solução, que promove back-ups em tempo real, a Prognum Informática mantém uma política de back-ups rigorosa, com atualizações diárias. As mudanças relacionadas ao link da internet e à máquina do servidor da produção acompanham a expansão da Prognum Informática, sem que haja qualquer perda de produtividade para os clientes. "Estamos preparados para sustentar um crescimento que já está acontecendo", define Sérgio

Número de financiamentos cresce no Rio

Financiamentos da CEF e de bancos privados crescem nos dois primeiros meses do ano
 

O número de financiamentos para a compra da casa própria, voltados para a classe média, cresceu no Rio de Janeiro. Segundo a Caixa Econômica Federal, apenas nos dois primeiros meses do ano esse crescimento foi de 82% em número de empréstimos e de 104% em valores concedidos, comparando com o mesmo período de 2004. Foram concedidos 520 créditos, dos quais 70% concentrados na capital, num total de R$ 34,840 milhões. Os bancos privados também estão emprestando mais: o aumento no período foi de 26,6% em relação ao número de unidades financiadas e de 34% quando se fala em volume de recursos. Isso significa que foram financiadas 4.003 unidades, num total de R$ 292,5 milhões.

SCCI 7.26 facilita utilização dos recursos de séries de financiamentos

Em uma única tela, o usuário pode utilizar de forma ainda mais fácil todos os recursos das séries de financiamentos
 

A versão 7.26 do Sistema de Controle de Crédito Imobiliário – SCCI – simplificou, ainda mais, a utilização dos recursos para administração de séries de financiamentos. A partir de agora, em uma única tela, de forma fácil e rápida, o usuário pode calcular os atrasados e estipular as formas de pagamento deste atrasado utilizando as séries. Antes, era preciso cadastrar as séries dos contratos, em módulos, e fazer a operação. A partir da nova versão, tudo é feito de forma bem simples, automaticamente, em uma só tela, facilitando o trabalho do usuário e poupando seu tempo. Outra novidade importante do SCCI 7.26 refere-se ao módulo gerencial. Foi criada uma nova pasta, chamada "Previsto X Realizado", que contém o valor da prestação emitida e prevista para o mês, bem como o valor da prestação não emitida e prevista para o mês. "Desta forma, o controle do que deve ser e efetivamente foi pago é muito maior. O usuário passa a ter a situação real da arrecadação prevista e realizada", explica o Diretor Técnico da Prognum Informática, Marcus Marques da Rocha. Ainda nesta pasta, mais dois campos estão disponíveis: prestações realizadas no mês e as prestações realizadas de outros meses. E tem mais: ainda no módulo gerencial, o SCCI 7.26 permite que o usuário defina seus próprios critérios para a classificação dos contratos (como por empreendimento, local de cobrança, filial, etc).

Cohapar elimina ocupação ilegal

Famílias são removidas de área de risco ambiental
 

Dando prosseguimento ao programa Casa da Família/PSH, a Companhia de Habitação do Paraná relocou 76 famílias que viviam na favela Vila Nova, localizada em área de risco ambiental, em Rolândia. "A ocupação ilegal existia há mais de três décadas e, por isso, houve uma ação conjunta com a promotoria pública no município para que os barracos localizados em área de proteção ambiental fossem definitivamente removidos", diz o presidente da Cohapar, Luiz Romanelli. As famílias mudaram para moradias de 40 m², com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda, cobertas com telhas cerâmicas.

Escritório Virtual Prognum é realidade

Todas as aplicações de uso interno estão aglutinadas em um mesmo ambiente
 

A Prognum Informática lançou, para uso interno, o que chama de EVP - Escritório Virtual Prognum. Trata-se da aglutinação de todas as aplicações de uso interno da companhia, em um mesmo ambiente. É como se fosse um só sistema, com todas as ferramentas integradas, como o SCAt, SisDoc, Contas a Pagar e Receber, Indicadores da Qualidade, etc. "Ao mesmo tempo em que estamos integrando os ambientes, estamos mudando a tecnologia utilizada pelos sistemas, que agora rodam com muito mais rapidez e produtividade na Internet. Os colaboradores da Prognum ganham tempo porque precisam se logar uma só vez, com uma só senha, tendo acesso a todas as ferramentas necessárias. E os sistemas estão muito mais rápidos", explica o Presidente da Prognum Informática, Sérgio da Venda Vieira. A companhia começou a trabalhar efetivamente com o conceito de escritório virtual em 2000, quando alguns desenvolvedores passaram a realizar todo o trabalho de suas próprias casas. Um dos profissionais chegou a morar em Boston e desempenhava normalmente suas funções.

Entrevista: desafios da Cohab Curitiba

O Diretor João Elias de Oliveira, fala dos compromissos da nova diretoria da Cohab-CT
 

A Cohab-CT inicia 2005 com nova diretoria. Quais são as diretrizes para essa nova fase da companhia?

João Elias de Oliveira, Diretor da Cohab Curitiba, - Face à indisponibilidade de novos recursos destinados à área habitacional, oriundos do Governo Federal, as companhias de habitação popular no Brasil vêm assistindo a um declínio de suas atividades produtivas ao longo dos últimos dez anos, afetando os seus resultados e o cumprimento de sua agenda social como órgãos executores de política pública no setor da habitação destinadas às camadas de baixa renda. O desafio a que se propõem à nova diretoria da Cohab-CT é a busca do equilíbrio financeiro entre a sua arrecadação e os retornos de financiamentos devidos à CEF; um incessante trabalho de regularização fundiária de áreas ocupadas por invasões; a disponibilidade de lotes populares para a população que percebe de um a três salários mínimos e a necessária adequação à modernidade administrativa.

Algum novo projeto está previsto?

João Elias - Além da busca de parceiros privados para a execução de empreendimentos habitacionais, a companhia tem como meta em 2005, em obediência ao plano semestral de ações do governo municipal, a retirada de populações que vivem em áreas de risco social e sua conseqüente transferência para loteamentos providos de infra-estrutura adequada e a urbanização de áreas já ocupadas e consolidadas. Prioritariamente e em consonância com a realidade social que vive o país, a missão social da companhia releva-se de extrema importância, preocupando-se com o respeito à dignidade do cidadão através da disponibilidade do seu imóvel próprio. Do mesmo modo, enfatiza ações de responsabilidade comunitária, buscando a integração social do seu mutuário com a comunidade.

A companhia acaba de realizar licitação para sistemas de informática, licitação esta ganha pela Prognum. Quais são suas expectativas neste sentido?

João Elias - Vivemos o momento da cidadania on-line, da democracia digital, do imenso poder do e-mail cidadão. Para tanto, temos que estar aparelhados com um instrumental de Tecnologia da Informação que possa responder, não somente com o seu cotidiano operacional, mas com a noção exata da transparência, da "accountability" e das boas técnicas de relacionamento com o cidadão que somente ótimos programas de informática podem oferecer. A Prognum, já por tradição, tem sabido compreender nossas expectativas oferecendo respostas à altura de nossas necessidades.

Entre outros sistemas, a Cohab-CT está utilizando o Sistema de Atendimento ao Mutuário - o que há de mais moderno no controle informatizado do atendimento. A companhia está querendo intensificar o relacionamento com o mutuário? Aposta no atendimento?

João Elias - Uma empresa pública deve sempre priorizar o bom atendimento pois sua imagem está refletida através daqueles que operam junto com o cidadão. Filas, descaso, escárnio, falta de respeito devem ser banidos do dicionário do serviço público. É no setor de atendimento que as pessoas depositam suas esperanças, vislumbram uma alegria futura, principalmente no caso da Cohab, que trabalha no imaginário do cidadão comum, com o eterno sonho da casa própria tão arraigado na nossa cultura. Caso o atendimento não permita ao cidadão sentir-se respeitado, teremos o início da cadeia de reclamações. Porém, não adianta somente o cordial atendimento se não se tem à disposição um programa efetivo que propicie o fornecimento de informações claras, concisas, inteligíveis e interligados com os demais setores da companhia. O SisAt da Prognum não somente nos dá tudo isso, como também elimina a burocracia e agiliza os trâmites operacionais, motivando os funcionários e dando ebulição à máquina administrativa.

Para finalizar, fique a vontade para considerações finais.

João Elias - Sou um intransigente ativista pela modernização da arte pública de se administrar as suas ações. Não mais se admite a inapetência, a ineficiência e a ineficácia dos atores públicos responsáveis pela implementação de políticas que visem ao bem estar do cidadão. Faço sempre questão de repetir a sábia e singela frase do escritor português José Saramago: "Se um governo não serve para atender o cidadão, para que serve então?".

Cadastre-se e receba noticias no seu email
Nome*: Email*: Empresa:
* campos de preenchimento obrigatório
voltar