seta
Prognum Informática

Nossos clientes tornam-se parceiros de longa data e suas soluções Casos de Sucesso

Intermedium

 

O Banco Intermedium, banco múltiplo privado com mais de 20 anos de história, no terceiro trimestre de 2015 passou a figurar entre os líderes de crédito imobiliário do país, tornando-se um dos principais players desta modalidade. Este resultado deve-se, em grande parte, à estratégia utilizada pelo Intermedium, focada no mercado de taxas livres.

Diante da escassez de recursos da poupança, principal fonte – ao lado dos recursos repassados pelo FGTS – dos financiamentos baseados no SFH (Sistema Financeiro de Habitação), o Banco Intermedium destaca-se por seguir um modelo diferenciado, a taxas de mercado, conhecido como SFI – Sistema de Financiamento Imobiliário. O SFI é caracterizado por utilizar como fonte de recursos os investimentos de terceiros (PF), como títulos de renda fixa. Trata-se de um modelo muito mais sustentável do que aquele que utiliza a poupança, já que, por utilizar recursos de longo prazo, é menos suscetível às oscilações de juros do mercado, além de possuir taxas mais aderentes.

É justamente por trazer mais estabilidade ao mercado bancário, que o SFI é o modelo de crédito imobiliário dominante dos países modernos, como Estados Unidos, onde cerca de 80% das operações de financiamento imobiliário são feitas nesse molde. No Brasil, o SFI responde por apenas 8% das operações de crédito imobiliário, sendo que o Banco Intermedium é uma das poucas instituições que trabalham com esse modelo.

Apostando no crédito imobiliário de mercado, a partir de uma forma de funding mais moderna e flexível, o Intermedium se afirma como importante instituição bancária do país, conseguindo atender a uma gama diversificada de clientes, inclusive residentes no exterior. O banco já representa 1,43% do mercado de crédito imobiliário a taxas livres no Brasil, e já atingiu a marca expressiva de R$ 861.530 milhões, um crescimento de cerca de 70% comparado ao mesmo período de 2014, mais do que o dobro dos seus principais concorrentes.

Tais resultados ilustram a relevância do Banco Intermedium no mercado de crédito imobiliário brasileiro, setor foco da instituição, desde quando iniciou suas operações neste segmento, em 2007. Nesse crescente, a instituição está prestes a alcançar R$ 1 bilhão de carteira de Crédito Imobiliário, marca que poderá ser atingida ainda em 2015. O alcance próximo desta meta demonstra que a instituição está no caminho certo, atuando em consonância com suas estratégias de se tornar o banco referência em Crédito Imobiliário no Brasil.

O Banco Intermedium é cliente da Prognum Informática e utiliza seus sistemas desde a originação do crédito até sua gestão propriamente dita. “Nos sentimos orgulhosos de participar dessa história de sucesso, gerindo a carteira imobiliária do banco com nossas ferramentas”, disse o presidente da empresa, Sergio da Venda Vieira.

Cibrasec

Primeira securitizadora de créditos imobiliários constituída no Brasil (possui entre seus principais acionistas Itaú, Santander, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, International Finance Corporation e Poupex), a Companhia Brasileira de Securitização (Cibrasec) escolheu, em 2004, o Sistema de Controle de Créditos Imobiliários – SCCI para administrar seus créditos. Desde então, a companhia cresceu juntamente com seu mercado, possuindo a classificação de risco A+ pela FitchRatings.

As peculiaridades do cliente, e de seu mercado, exigiram, na época da contratação, o desenvolvimento de dois novos módulos - de Avaliação de Carteiras e de Controle de Certificados Recebíveis Imobiliários. Após terem passado pelo crivo da Cibrasec, ambos foram disponibilizados aos demais clientes da Prognum. Movimentos similares a esse ocorreram diversas vezes no passado e continuam a acontecer, garantindo que o sistema esteja sempre aderente às mais modernas práticas do Crédito Imobiliário nacional.

Depoimento

"A Prognum é uma excelente parceira desde o início, atendendo prontamente a todas as nossas necessidades de adaptação do sistema que funciona plenamente efetuando a gestão da carteira, indo desde a implantação até a contabilidade das operações."

Onivaldo Scalco
Presidente da Cibrasec

Cohapar

A Cohapar é uma das principais companhias de habitação do país e destaca-se pelo tamanho e complexidade de suas operações, bem como por sua organização e eficiência. Cliente da Prognum desde 1998, tem mais de 200 mil créditos administrados pelo SCCI Corp e, a cada ano, amplia a abrangência de sua parceria. Unindo competência na administração com inovação e confiabilidade, a Cohapar foi pioneira na utilização da web para a emissão de 2ª via de boleto pelo mutuário e, agora, vai desbravar uma nova tecnologia: o Android - sistema operacional desenvolvido pela Google e amplamente presente em smartphones e tablets.

As favelas são uma triste realidade na maioria das metrópoles, em geral compostas por imóveis irregulares ocupados por famílias cujo cadastro dificilmente é realizado. A Companhia de Habitação do Paraná já realiza, há anos, um amplo trabalho de atendimento à demanda habitacional de famílias de baixa renda, de reassentamento e regularização fundiária, utilizando, para isso, o módulo "Pretendentes", do Sistema de Controle de Crédito Imobiliário – SCCI Web. Esse módulo tem como função cadastrar e gerenciar as pessoas que pretendem adquirir um imóvel da companhia. A Cohapar contratou a Prognum Informática para desenvolver uma série de melhorias neste sistema, o que possibilitou um trabalho mais dirigido e, consequentemente, melhores resultados.


Depoimento

"Vamos alcançar resultados muito melhores porque teremos um cadastro mais completo, com dados mais precisos e até fotos. As intervenções no sistema nos possibilitarão usar Tablets, o que permitirá que a companhia vá até os locais e faça o cadastro, inclusive com fotos e utilizando o Google Maps para localizar e demarcar as áreas em questão. Tínhamos muitas limitações e o trabalho era feito manualmente, por meio de fichas, cujos dados eram digitados, depois, no sistema. Agora, esse trabalho será feito diretamente no software, eliminando a ficha e, assim, tornando a ação muito mais produtiva e com muito menos erros. (...)"

Bernadeth Dickow
Gerente do Departamento de Desenvolvimento Social da Cohapar